A dúvida sobre os benefícios do chuveiro a gás ou elétrico é muito comum para quem deseja reduzir o custo com a conta de luz.

Considerando a crise hídrica e as bandeiras tarifárias, a busca de alternativa para a geração de energia aumentou, mas será que é vantagem investir em outras tecnologias?

No artigo de hoje falaremos sobre as características do chuveiro a gás e elétrico e também qual das duas opções oferece mais vantagens para quem procura economia no consumo de energia elétrica. 

Boa leitura!

 

Como é o funcionamento do chuveiro elétrico?

 

O chuveiro elétrico apresenta uma resistência elétrica em seu interior que garante o aquecimento da água momentos antes dela sair por ele.

Geralmente, essa resistência possui um formato em espiral para potencializar o contato com a água e mantê-la aquecida.

Em caso de grandes quantidades de água, o chuveiro elétrico apresenta menor eficiência para aquecer todo o volume. Daí a necessidade de regular a temperatura da água a partir do registro.

É comum um chuveiro elétrico apresentar opções para a temperatura da água, como “inverno”, “verão” ou outras nomenclaturas.

Estas opções de temperatura se referem ao tamanho do caminho que a corrente elétrica da resistência irá percorrer dentro do chuveiro.

Em opções de “verão”, por exemplo, o caminho é maior, gerando menor quantidade de calor e deixando a água menos quente.

Já no inverno, a condução da corrente é realizada totalmente ao contrário, aumentando a temperatura da água.

 

Funcionamento do chuveiro a gás

 

Para utilizar um chuveiro a gás, é preciso a instalação de um aquecedor que pode ser instalado nas áreas de serviços.

Para gerar o aquecimento, a água aumenta de temperatura dentro do aquecedor, sendo posteriormente transportada por uma tubulação específica para suportar altas temperaturas, até chegar ao misturador do chuveiro.

O misturador possui dois registros. Um deles libera a água quente e o outro água com a temperatura do ambiente.

A partir do controle de cada um desses registros, é possível regular a temperatura da água até que fique confortável.

O aquecedor do chuveiro a gás pode utilizar dois tipos de gases: o gás natural ou o GLP.

O gás natural é fornecido ao local de uso através do encanamento, enquanto o GLP é fornecido em botijões. Vale lembrar que o GLP é o mesmo utilizado para manter fornos e fogões.

 

Quais as vantagens do chuveiro elétrico?

 

Uma das principais vantagens do chuveiro elétrico é o consumo de água, uma vez que é menor em relação a outros tipos.

Também não ocorre diminuição da temperatura durante o uso, mantendo-a constante até final.

O chuveiro elétrico também é um equipamento que apresenta um custo acessível, tanto no equipamento quanto na instalação.

Entretanto, o seu modo de funcionamento a partir da resistência elétrica pode aumentar o consumo de energia na residência ou empresa.

 

E as vantagens do chuveiro a gás?

 

No chuveiro a gás, a água é aquecida antes de chegar até ele. Assim é possível obter um banho com maior vazão de água, o que o torna mais confortável.

Outra vantagem é que o sistema de aquecimento não alimenta somente o chuveiro a gás, mas também outros dispositivos do imóvel.

Além disso, apesar do investimento inicial com aquisição e instalação de um sistema de aquecimento, o uso do chuveiro a gás pode gerar economia a longo prazo, sendo possível recuperar o custo do investimento pagando menos na conta de luz.

 

Qual é mais interessante: o chuveiro a gás ou o chuveiro elétrico?

 

Tanto o chuveiro a gás como o elétrico apresentam características distintas que influenciam no uso.

Portanto, ambas as opções oferecem vantagens, desde que instaladas de acordo com a necessidade e objetivos.

Em regiões mais quentes, o chuveiro elétrico pode ser uma opção vantajosa, considerando que na maior parte do ano ele funcionará em posição “morna” ou “verão”.

Já para regiões mais frias, o chuveiro a gás pode ser uma alternativa para obter um banho quente durante todo o ano, especialmente no inverno.

Para quem busca economia de energia elétrica, o chuveiro a gás é uma excelente alternativa. 

Mesmo com o investimento inicial, é possível obter uma economia a longo prazo, além de utilizar uma energia sustentável para o chuveiro.

É importante que antes de optar pelo chuveiro a gás ou elétrico, seja analisada a viabilidade da estrutura e qual das opções é mais interessante para a necessidade.

Para ambos equipamentos, é preciso trabalhar com profissionais especializados para manter as instalações eficientes e seguras.

No caso da instalação de chuveiro a gás, o consumidor pode sempre contar com a Aquakent para elaborar um projeto de alta performance.

 

Chuveiro a gás é com a Aquakent 

 

A Aquakent é uma empresa especialista em sistemas de aquecimento de água, fornecendo soluções de chuveiro a gás.

A empresa é 100% brasileira e trabalha com soluções sustentáveis que atendem residências, empresas e indústrias.

Fale com a Aquakent e trabalhe com uma especialista em chuveiro a gás.

 

Este artigo foi interessante? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!