O sistema de aquecimento de água a gás é um bom investimento para o empreendimento, especialmente para quem busca economia de energia elétrica para obter água quente.
No entanto, muitas pessoas desistem de investir nesse tipo de sistema por acreditar que ele possui um alto custo.
No artigo do hoje você saberá mais sobre os valores de um sistema de aquecimento de água a gás e como ele pode beneficiar seu empreendimento.
Desejamos a você uma excelente leitura!
Qual o valor de um sistema de aquecimento de água a gás?
O mercado oferece diversos tipos de sistema de aquecimento de água a gás. Logo, os valores podem variar conforme o modelo selecionado.
Alguns modelos podem apresentar um valor acima de R$ 4.000,00, mas por se tratar de um investimento cujos benefícios serão muitos e o retorno do investimento recuperado a médio e longo prazo, é fundamental selecionar um modelo de qualidade.
É importante lembrar que um sistema de aquecimento de água a gás pode ter duração de até 15 anos. Portanto, qualidade é decisiva no momento da compra.
Modelos de aquecedores digitais, por exemplo, podem durar em alguns casos até 30 anos.
Isso reforça que a qualidade do equipamento é um dos pontos altos da instalação. Do contrário, a economia de preço com um produto de menor qualidade e que demanda muita manutenção ou troca futura acaba se tornando prejuízo.
O que influencia no preço de um sistema de aquecimento de água a gás?
O aquecimento da água a gás garante praticidade, conforto térmico e diversos benefícios, a começar pela economia de energia.
Entretanto, não existe um valor fixo para esse investimento, já que existem variáveis que podem influenciar na aquisição e também no processo de instalação.
Ao optar por investir em um sistema de aquecimento de água a gás, é preciso considerar alguns fatores.
Eles podem influenciar grandemente no orçamento previsto e real para realizar o investimento. Portanto, é preciso avaliar:
- O tipo de gás combustível que será utilizado.
- O modelo de aquecedor de gás que será instalado.
- A capacidade do aquecedor.
- Valores de montagem e instalação do sistema.
Continue sua leitura e conheça os tipos de sistema de aquecimento de água a gás e como escolher o melhor modelo.
Como escolher o sistema de aquecimento de água a gás adequado?
A melhor maneira de escolher um sistema de aquecimento de água a gás que seja econômico e se adeque à necessidade, é avaliar:
- Se o aquecedor será de passagem ou acumulação.
- Sistema de acionamento.
- Sistema de exaustão.
- Tipo de gás.
- Consumo diário.
Essas avaliações estão diretamente ligadas às variáveis que influenciam no preço da instalação do sistema. Veremos cada um a seguir.
Tipo de aquecedor
Existem dois modelos de aquecedor de água a gás: o de acumulação e de passagem.
- Aquecedor a gás de acumulação:
Possui um boiler, ou reservatório que armazena a água quente, cuja temperatura pode ser regulada por um termostato de acordo com o clima.
Ele pode fornecer água quente para vários pontos do empreendimento, no entanto, a água quente pode acabar durante o uso, sendo necessário aguardar o acúmulo de mais água quente.
- Aquecedor a gás de passagem:
É mais compacto e aquece a água de forma imediata, onde a água aquecida circula pela tubulação após ser aquecida por uma serpentina.
Esse tipo de aquecedor garante água quente ilimitada, já que não depende de reservatório, e apresenta durabilidade que varia de 10 a 15 anos.
Sistema de acionamento
O sistema de aquecimento de água a gás pode apresentar três tipos de acionamento:
- Manual:
Apresenta um botão que gera uma faísca para acender a chama piloto, responsável pelo funcionamento do aquecedor. O desligamento também é manual.
- Automático:
Geralmente são mais utilizados pela comodidade, mas são mais caros. O acionamento ocorre quando a torneira de água quente é aberta e desliga quando a mesma é fechada. Seu funcionamento é a pilha.
- Hidrogerador:
Utiliza um sistema de dínamo para que o aquecedor seja acionado quando a água passa.
Sistema de exaustão
O aquecedor de água a gás funciona por combustão, que é gerada por várias maneiras.
Logo, eles precisam de um sistema para eliminar o gás utilizado na queima e combustão, a fim de evitar riscos à saúde.
Os tipos mais comuns utilizados pelo sistema de aquecimento de água a gás é o de exaustão natural ou forçada.
É importante ressaltar que qualquer um dos tipos de exaustão, é preciso que a instalação seja efetuada conforme a ABNT NBR 13103.
Tipo de gás
O sistema de aquecimento de água a gás permite a utilização de somente um tipo de gás.
Portanto, é importante avaliar qual o tipo de gás que deseja utilizar para escolher o sistema compatível.
Os tipos de gases utilizados para alimentar o aquecedor são o gás natural (GN) ou o gás liquefeito de petróleo (GLP).
Consumo diário
O consumo diário também é ponto fundamental para a escolha do sistema de aquecimento de água a gás, especialmente para quem busca economia.
Para tanto, é importante avaliar a capacidade do aquecedor e a quantidade de pontos de água quente que o empreendimento terá, bem como uso simultâneo ou distância entre eles.
No mercado é possível encontrar soluções de aquecimento de água a gás que consomem desde 5 litros por minuto até 40 litros por minuto.
Como vimos, não existem números exatos em relação ao custo de um sistema de aquecimento de água a gás, mas é possível utilizar os critérios citados para facilitar a escolha e realizar uma previsão financeira para o projeto.
Entretanto, a qualidade do sistema de aquecimento de água a gás é fundamental, bem como a experiência dos profissionais de instalação e manutenção.
Esses dois requisitos vão garantir um sistema de aquecimento de água a gás eficiente, durável e com ótimo custo-benefício.
Aquakent é especialista em sistema de aquecimento de água a gás
Somos uma empresa é 100% brasileira que desenvolvemos soluções eficientes para atender à necessidade específica do seu empreendimento em relação ao aquecimento de água através de gás.
Adquira seu sistema de aquecimento de água a gás com os revendedores Aquakent.
Esse conteúdo te ajudou? Fale o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.
Até a próxima!