A manutenção de um aquecedor solar é importante para manter a eficiência do equipamento e garantir suas funcionalidades.

Por possuir componentes diversos, é recomendado uma verificação periódica para validar as funcionalidades de cada um.

No artigo de hoje, vamos falar da importância da manutenção de um aquecedor solar, quando e como deve ser realizada.

Aproveite sua leitura!

 

 

A importância da manutenção de um aquecedor solar?

 

Como todo equipamento, o aquecedor solar também necessita de manutenção periódica. A falta dela pode acarretar diversos problemas como desgastes, corrosão, vazamentos e problemas nas válvulas, além é claro na perda de eficiência do equipamento.

A manutenção de um aquecedor solar também é importante para evitar excesso de sujeiras e resíduos nos reservatórios que podem comprometer a qualidade da água.

Outro ponto importante é manter os coletores devidamente limpos para aumentar os níveis de captação da luz solar e aumentar sua eficiência.

Vale lembrar que os custos de manutenção são bem acessíveis e representam um ótimo custo-benefício para a boa performance do equipamento.

Agora que você viu como a manutenção de um aquecedor solar é importante, veja a periodicidade em que ela deve ser feita e qual a forma correta de realizar esse processo.

 

 

Quando a manutenção de um aquecedor solar deve ser realizada?

 

Seja para residências, indústrias ou instalações comerciais, é recomendado que a manutenção de um aquecedor solar seja realizada pelo menos uma vez ao ano.

Entretanto, em locais onde há grande produção de resíduos, como o caso de aquecedores utilizados em indústrias, a manutenção deve ser realizada com maior frequência, pelo menos uma a cada seis meses.

A vida útil de um aquecedor solar pode chagar há 20 anos. Logo, para obter essa durabilidade, dependerá de como o sistema está instalado e é utilizado, além da necessidade de garantir a manutenção periódica do equipamento.

A manutenção de um aquecedor solar deve ser realizada de forma PREVENTIVA, mesmo que o equipamento não apresente nenhum problema. Mas é importante observar seu funcionamento no intervalo entre as manutenções para verificar se ele pode apresentar qualquer irregularidade.

Caso neste intervalo o aquecedor apresente queda ou aumento da temperatura diferente da programada e até mesmo retenção do fluxo de água, é momento de realizar uma manutenção extra no equipamento.

 

Como realizar a manutenção de um aquecedor solar?         

 

Toda qualquer tipo de manutenção do sistema de aquecimento deverá ser feito através da contratação de uma empresa especializada/autorizada, seguindo as orientações contidas no manual do produto.

A manutenção de um aquecedor solar consiste na lavagem e limpeza dos coletores solares, do reservatório e do sistema de esgotamento da água e a verificação da resistência e do termostato.

É comum que durante a manutenção sejam encontrados problemas com componentes. Esses devem ser trocados ou reparados para manter o funcionamento do aquecedor solar.

No processo de manutenção de um aquecedor solar, pode ocorrer avaliação e reparos da tubulação e até troca de vidros dos painéis solares.

Para facilitar o processo de manutenção de um aquecedor solar, confira um passo a passo com as etapas que precisam ser executadas para manter a boa performance do equipamento.

 

Limpeza das placas/tubos coletores

As placas/tubos coletores podem acumular sujeiras e resíduos que dificultam a coleta de energia solar.

Logo, a sua limpeza deve ocorrer a cada seis meses. Ao remover o excesso de sujidades, esses tubos/placas potencializam sua capacidade de captação dos raios solares e de prover o aquecimento de água.

 

Limpeza completa do aquecedor solar

Todo o sistema de aquecimento solar deve passar por uma limpeza para remoção de sujeira acumulada, e quando necessário também passar por tratamento/proteção das estruturas de fixação.

Cada componente deve ser avaliado para identificar a necessidade de troca ou reparo. Essa verificação também é importante para verificar se há vazamentos, danos ou algum problema que comprometa seu funcionamento.

 

Drenagem do reservatório térmico

Essa é a última etapa do processo de manutenção de um aquecedor solar. A drenagem consiste na remoção de toda a água acumulada no reservatório térmico para renovação da mesma.

O tempo de drenagem depende da quantidade de água retida no reservatório. Vale lembrar que manter água parada pode comprometer a qualidade da água nova que entra no reservatório.

A drenagem do reservatório é uma etapa importante da manutenção de um aquecedor solar, já que as impurezas presentes na água fornecida pela rede pública podem ficar retidas no reservatório térmico.

 

Como vimos, a manutenção de um aquecedor solar é importante para garantir seu funcionamento e eficiência para se obter água quente. Manter a periodicidade e a forma correta de realizar a manutenção garante uma solução econômica e sustentável.

Reforçamos que é recomendado a contratação de uma empresa especializada para realizar a manutenção, garantindo assim se preciso for, a contemplação da garantia do produto em eventuais problemas identificados durante esta atividade.

 

 

Aquakent investe na manutenção de aquecedor solar

 

A Aquakent é uma empresa especialista em sistemas de aquecimento solar e a gás.

A empresa é 100% brasileira e além de soluções de alta performance, também oferece cursos profissionalizantes e treinamentos técnicos para a formação de profissionais altamente qualificados.

Aquakent garante alta expertise para manutenção do aquecedor solar.

 

O que achou deste artigo? Comente, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!