Com os benefícios da energia solar, os sistemas fotovoltaicos estão em ampla procura para instalação.
Entretanto, no momento de escolher o sistema, é muito comum a dúvida sobre o tipo: On Grid ou Off Grid.
No artigo de hoje falaremos sobre os tipos de sistemas fotovoltaicos On Grid e Off Grid e as principais diferenças entre eles. Tenha uma ótima leitura!
O que é o sistema fotovoltaico On Grid?
O sistema fotovoltaico On Grid, que significa “em rede”, é voltado para instalações que serão ligadas à rede pública de distribuição.
Quando a produção de energia está baixa, o sistema utiliza a rede da distribuidora. Já em períodos de maior produção, quando a capacidade é mais alta, a energia excedente é direcionada para a rede pública, entendo como créditos para o usuário.
O sistema dispensa a utilização de baterias e apresenta um valor menor de investimento.
No sistema fotovoltaico on grid, a captação da radiação é realizada conforme o processo normal de geração de energia.
No entanto, ao invés de armazenar a energia excedente, ele transfere essa energia para a rede ao qual está conectada, resultando em créditos que possuem validade de até 5 anos.
Em que consiste o sistema fotovoltaico Off Grid?
O sistema fotovoltaico off grid possui funcionamento semelhante ao anterior, porém utiliza baterias próprias para armazenar a energia excedente.
Essas baterias são utilizadas para manter a alimentação do sistema em períodos de baixa produção.
Uma das características do sistema off grid é a total independência da rede distribuição, sendo ideal para instalações em locais remotos e fora do acesso à alimentação de energia elétrica.
O sistema off grid possui um custo de investimento maior devido à aquisição das baterias. Em contrapartida, oferece maior economia no consumo de energia.
No sistema off grid, a captação da radiação solar é realizada pelos painéis fotovoltaicos, onde é transformada em energia elétrica.
Quando há excedente de energia, a mesma é armazenada em baterias que possuem um controlador de carga que garante a proteção do equipamento.
Em períodos noturnos ou chuvosos, as baterias garantem o fornecimento de energia, que no caso do sistema on grid é realizado pela rede de distribuição pública.
Quais as principais diferenças entre os sistemas fotovoltaicos On Grid e Off Grid?
Como podemos observar, a principal diferença entre os sistemas fotovoltaicos on grid e off grid está na forma de armazenar a energia excedente e na fonte alternativa utilizada para suprir os períodos de baixa produção.
No sistema on grid a energia excedente é armazenada na rede de distribuição para ser utilizada em momentos em que a produção de energia diminui.
Já no sistema off grid, a energia produzida em excesso é armazenada em baterias especiais, que conseguem suprir o fornecimento de energia elétrica em tempos de diminuição da produção.
Conheça as vantagens e desvantagens dos sistemas fotovoltaicos On Grid e Off Grid
Tanto os sistemas fotovoltaicos on grid e off grid possuem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas antes de escolher o melhor para o projeto de energia solar.
O sistema on grid apresenta uma eficiência de 30% acima do off grid, permitindo o acúmulo de créditos na rede de distribuição.
Além disso, é um sistema que possui um custo de implantação menor em relação ao outro sistema.
No entanto, os processos de armazenamento do sistema on grid não são independentes, exigindo a conexão com a rede pública.
Em casos de falhas no fornecimento de energia pela distribuidora, os sistemas on grid também são afetados, ocasionando a interrupção do abastecimento de energia.
Já o sistema off grid não oferece essa vulnerabilidade, uma vez que o armazenamento é independente da rede pública.
Mesmo que haja falhas na distribuidora, o fornecimento de energia permanece sem impactos, sendo suprido pelas baterias.
Entretanto, o custo de implantação de sistemas fotovoltaicos off grid é maior, justamente pelas baterias, que são equipamentos de alta tecnologia e que demandam a maior parte do investimento.
Qual escolher? Sistema fotovoltaico On Grid e Off Grid?
A escolha entre sistemas fotovoltaicos on grid e off grid depende do tipo de projeto de energia solar que se deseja implementar.
Para instalações remotas, em locais onde não há acesso à rede de distribuição pública, o ideal é optar pelo sistema off grid.
Esse sistema também é ideal para quem deseja total independência do armazenamento de energia.
Já para quem deseja economizar na implantação e garantir maior comodidade, o ideal é optar pelo sistema fotovoltaico on grid.
No entanto, é importante lembrar que qualquer falha na rede de distribuição pode comprometer o fornecimento de energia em dias de baixa produção.
Independente dos tipos de sistemas fotovoltaicos escolhidos, o importante é desenvolver um projeto detalhado para garantir o fornecimento de energia eficiente e com economia.
Aquecimento para sistemas fotovoltaicos On Grid e Off Grid é com a Aquakent
A Aquakent é uma empresa especialista em sistemas de aquecimento de água que podem ser instalados em sistemas fotovoltaicos on grid e off grid.
A empresa é 100% brasileira e oferece soluções sustentáveis que atendem residências, empresas e indústrias.
Venha conhecer a Aquakent e suas soluções de aquecimento ideais para todos os tipos de sistemas fotovoltaicos.
Esse artigo foi interessante? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.
Até a próxima!