Os aquecedores a gás são uma ótima opção para quem quer um aparelho eficiente para aquecer a casa. Mas, antes de escolher o aquecedor de gás ideal, é importante conhecer os principais tipos de gás utilizados.
Muitas pessoas não sabem, mas o tipo de gás utilizado em um aquecedor é determinante para o seu bom funcionamento. Existem diversos tipos no mercado, cada qual com suas particularidades.
Neste conteúdo vamos abordar os principais tipos de gás utilizados e como escolher o aquecedor a gás ideal para atender sua necessidade. Aproveite sua leitura!
Como funciona um aquecedor a gás?
O aquecedor a gás é um dos mais populares aparelhos de aquecimento doméstico. Ele funciona através do processo de convecção, que consiste na transferência de calor entre um fluido e um objeto sólido.
A convecção do aquecedor a gás acontece quando o gás queimado no aparelho libera calor para o ar circundante. Esse ar quente, por sua vez, faz com que o ar frio presente no ambiente seja movido pelo chão e pelas paredes do cômodo, permitindo que todo o espaço seja aquecido uniformemente.
Esse tipo de aquecedor é bastante eficiente e pode ser usado tanto para aquecer ambientes internos quanto para produzir água quente.
O aquecedor a gás é eficiente e econômico, sendo uma ótima opção para aquecer ambientes de pequeno ou médio porte.
Principais tipos de gás para aquecimento
Uma das observações ao escolher o aquecedor a gás ideal é o tipo de gás que ele utiliza.
Com propriedades distintas, cada tipo pode ser indicado para alimentar o sistema de aquecimento em locais específicos.
Os principais tipos de gás usados para aquecimento são:
Gás natural
É um dos combustíveis fósseis mais importantes. Ele é extraído da natureza e, por isso, é um recurso renovável.
É uma mistura de hidrocarbonetos leves, principalmente metano, com outros gases como dióxido de carbono, etano e propano.
É extraído da natureza por meio de perfurações em rochas porosas e é uma das fontes mais importantes de energia no mundo.
O gás natural é o mais utilizado no Brasil. É considerado um combustível limpo, pois emite poucas substâncias poluentes na atmosfera.
Gás propano
O gás propano também é uma opção para quem quer um aquecedor a gás. Ele é produzido a partir do petróleo e do carvão mineral e, por isso, não é um recurso renovável.
É um hidrocarboneto alifático composto apenas por carbono e hidrogênio, também conhecido como butano.
Sua produção é realizada industrialmente a partir do gás natural ou do petróleo refinado e é amplamente utilizado como combustível para aquecimento, cozinha e outros fins domésticos.
É um gás inflamável e altamente tóxico se inalado em grandes quantidades.
Gás butano
É um hidrocarboneto saturado alifático que pertence à família dos alcanos. Ele é composto apenas por carbono e hidrogênio, assim como o propano, mas possui uma estrutura química diferente.
O butano é encontrado na natureza nas formas de gás natural ou petróleo bruto, mas também pode ser produzido artificialmente a partir do propano.
Ele é amplamente utilizado como combustível para aquecimento, cozinha e outros fins domésticos. Também é inflamável e altamente tóxico se inalado em grandes quantidades.
Como escolher o aquecedor a gás ideal?
É importante saber que existem diferentes tipos de gás e que cada um tem suas particularidades. Por isso, é fundamental estar atento na hora da escolha do aquecedor a gás, para adquirir aquele que melhor se adeque a sua necessidade.
Os gases propano e butano são mais comumente utilizados em aquecedores a gás, sendo conhecidos por serem um combustível com um custo melhor.
Já o gás natural é usado principalmente em veículos, porque tem maior poder calorífico, consequentemente, um custo maior.
O gás natural também pode ser utilizado em aquecedores residenciais, mas também pode ser uma opção interessante para quem procura um produto mais econômico e sustentável.
Cuidados no uso do aquecedor a gás
O aquecedor a gás é um aparelho de alta utilização, especialmente para quem busca economia de energia.
Entretanto, é importante lembrar que esse equipamento usa um combustível inflamável para funcionar, o que torna indispensável tomar alguns cuidados durante o seu uso. Confira, a seguir, quais são eles:
Leia o manual do aparelho antes de utilizá-lo
O primeiro passo para usar qualquer equipamento de forma segura é ler o manual do produto.
Ele contém as instruções de como utilizar o aparelho da maneira correta e também traz algumas dicas importantes sobre a manutenção do equipamento.
Mantenha sempre o ambiente arejado
O aquecedor a gás libera gases tóxicos durante o seu funcionamento, por isso é importante mantê-lo em ambientes bem ventilados.
Se possível, abra as janelas e portas para que haja uma boa circulação de ar no local onde o aparelho está sendo utilizado.
Não obstrua as saídas de gases do equipamento
As saídas de gases do aquecedor a gás são projetadas para permitir que os gases tóxicos liberados pelo aparelho sejam expelidos para fora do ambiente.
Portanto, não as obstrua com móveis ou outros objetos, pois isso pode causar uma acumulação de gases perigosa no local.
Nunca utilize o aquecedor em locais fechados sem ventilação adequada
Como já dissemos, o aquecedor a gás libera gases tóxicos durante o seu funcionamento e esses gases podem ser perigosos se acumularem em locais fechados sem ventilação adequada.
Por isso, nunca utilize o aparelho em garagens ou outros tipos de ambientes totalmente vedados.
Agora que você sabe como escolher o aquecedor a gás ideal e os tipos de gases utilizados, veja como a Aquakent pode auxiliar na sua escolha.
O aquecedor a gás ideal está na Aquakent
Somos uma empresa especializada em sistemas de aquecimento de água, com diversas opções de aquecedor a gás.
Uma empresa é 100% brasileira e garantimos soluções inteligentes que atendem residências, empresas e indústrias.
Escolha o aquecedor a gás ideal com a Aquakent.
O que achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.
Até a próxima!