Entenda como funciona a geração de energia elétrica e energia térmica.

A energia elétrica e a energia térmicas são fundamentais para o nosso cotidiano.

Para instalações comerciais, residências, de serviços ou indústrias, a energia garante o funcionamento de equipamentos e nos processos de iluminação.

Cada um desses dois tipos de energia possui métodos de geração diferentes e fazem parte da matriz energética de nosso país.

No artigo de hoje você saberá como são os processos de geração e energia elétrica e energia térmica, bem como as características de cada uma. Ótima leitura para você!

 

O que é a energia elétrica?

A energia elétrica é um tipo de energia gerada a partir das diferenças de um potencial elétrico.

Assim, é estabelecida uma corrente elétrica entre dois pontos que envolvem fenômenos físicos.

A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo, especialmente pela facilidade de transporte e baixo índice de perda durante as conversões.

Esse tipo de energia pode ser gerado a partir de diversas fontes e métodos, desde processos renováveis a não renováveis.

A maior parte da energia elétrica do Brasil é gerada a partir das hidrelétricas. No próximo tópico vamos apresentar os principais processos de geração de energia elétrica.

Como a energia elétrica é gerada?

Apesar do principal método de geração de energia elétrica ser por hidrelétricas, ao longo do tempo outros métodos foram surgindo.

A seguir, veja os principais processos renováveis e não renováveis de energia elétrica.

Geração de energia elétrica por fontes não renováveis

As fontes não renováveis são aquelas que podem se esgotar, ou seja, não são finitas. As principais são a nuclear e por fósseis.

  • Fontes fósseis:

São geradas a partir da queima de combustíveis fósseis como o petróleo e seus derivados, carvão, xisto e gás natural.

Esses tipos de combustíveis levam milhões de anos para serem formados a partir da decomposição de matéria orgânica em bacias sedimentares.

A combustão desses recursos gera energia elétrica e o vapor produzido durante a queima garante a movimentação de turbinas e geradores.

Em alguns casos, podem ocorrer a combustão interna, onde a energia elétrica é gerada por motores a combustão. Um exemplo são os geradores movidos a diesel ou gasolina.

  • Fontes nucleares:

Essas fontes são aplicadas nas usinas nucleares, onde o calor é gerado a partir da fissão do urânio em um reator.

O calor produz vapor para acionar turbinas e geradores de energia elétrica.

Geração de energia elétrica por fontes renováveis

As fontes renováveis são aquelas que são inesgotáveis e passam por processos de renovação.

Os principais processos de produção de energia elétrica por fontes renováveis são:

  • Hidrelétricas.
  • Solar.
  • Eólica.
  • Biomassa.
  • Geotérmica.
  • Maremotriz.

 

  • Hidrelétricas:

As hidrelétricas utilizam a água armazenada nos reservatórios.

Através da força das águas que descem pelos dutos forçados, é gerada energia cinética que movimenta as turbinas conectadas a geradores.

Assim, toda energia cinética, ou mecânica, gerada é convertida em energia elétrica.

  • Solar:

A radiação solar é uma fonte de energia limpa e inesgotável, sendo captada através dos painéis fotovoltaicos.

No processo, a luz solar é absorvida pelos painéis fotovoltaicos que fazem parte do sistema, utilizando um efeito fotovoltaico para converter a luz captada em energia elétrica.

Existe também o sistema de aquecimento solar, que converte a luz solar em calor para prover água quente para o empreendimento.

  • Eólica:

O processo eólico converte a energia cinética gerada pela movimentação de hélices de grandes proporções em energia elétrica.

As chamadas turbinas eólicas são integradas a geradores elétricos que fazem a conversão da energia.

 

  • Biomassa:

O processo de biomassa consiste na queima de matéria orgânica para a produção de energia elétrica.

A queima da biomassa geralmente ocorre em caldeiras que fervem água para que seu vapor movimente turbinas integradas a geradores.

É caracterizado como biomassa resíduos como:

  • Lenha.
  • Cavaco de madeira.
  • Capim-elefante.
  • Casca de arroz.
  • Bagaço de cana-de-açúcar.
  • Outros resíduos agrícolas.

 

  • Geotérmica:

Esse processo de geração de energia elétrica é realizado pela transformação do calor presente no magma da crosta terrestre.

Para obter esse calor, o solo é perfurado até o subsolo, onde são produzidos vapores de água quente que são conduzidos aos geradores por dutos.

  • Maremotriz:

A geração de energia elétrica por esse processo é proveniente da energia mecânica gerada pelas marés.

O processo é semelhante ao das hidrelétricas, onde o balanço das ondas movimentam hastes que acionam cilindros conectados a turbinas instaladas dentro da água.

A partir desse movimento, as turbinas são movimentadas e a energia mecânica gerada é convertida em eletricidade.

O que é a energia térmica?

Todo objeto que possui temperatura acima de zero absoluto apresenta energia térmica.

Logo, ela é gerada pelo movimento, sendo a soma da energia cinética dos elementos presentes no corpo, como íons, moléculas e átomos.

Assim, o calor gerado pode ser transmitido através de condução, radiação ou convecção.

O processo de radiação pode ser realizado através de usinas solares, com a captação da luz do sol.

Já a convecção é executada pela queima de combustíveis como carvão, óleo ou gás, muito utilizados nas usinas termoelétricas.

No caso da condução, o corpo transfere calor para um outro que possui uma temperatura mais baixa.

A maior parte das fontes de energia térmica não são renováveis, como a queima de combustíveis fósseis e as usinas nucleares.

A única fonte de energia térmica é a luz solar, que pode ser obtida por usinas especializadas ou por sistemas fotovoltaicos.

Aplicações da energia térmica

A energia térmica pode ser utilizada para aquecimento, como no caso de indústrias que precisam de calor para seus processos de fabricação.

Também pode ser utilizada para gerar energia mecânica ou elétrica, que serão aplicadas na movimentação de maquinário ou iluminação.

Vantagens e desvantagens da energia térmica

A energia térmica pode ser obtida de maneira limpa, através da luz solar e é uma energia com ótimo custo de produção quando comparada a energia elétrica.

Entretanto, quando obtida a partir de combustíveis fósseis, pode liberar grandes quantidades de CO₂ na atmosfera, que contribui para o efeito estufa.

Além disso, por poder ser obtida pela queima de lenha, pode aumentar o desmatamento inconsciente para obtenção da madeira.

Como vimos, a energia elétrica e a energia térmica são importantes para a sociedade e podem ser obtidas de diversas formas.

O importante é selecionar os processos que causam menor impacto ambiental. Aí é possível trabalhar com a energia elétrica e a energia térmica de maneira responsável e eficiente.

O que achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!