Entenda agora quais são os conceitos de energia limpa.

 

Reforçar o conceito de energia limpa se tornou o principal objetivo dos países para diminuir os impactos ambientais.

Desde a revolução industrial, o consumo de energia cresceu exponencialmente. Uma parte da energia é produzida a partir de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo. 

No entanto, os recursos naturais são finitos e os especialistas estimam que as reservas mundiais podem se esgotar em menos de 100 anos. 

Além disso, a queima de combustíveis fósseis libera gases poluentes na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global. 

Diante deste cenário preocupante, tornou-se urgente encontrar fontes alternativas de energia limpa e renovável, como as hidrelétricas, biomassa, energia solar, dentre outras.

No artigo de hoje você verá mais a fundo o que significa o conceito de energia limpa e porque ele é tão importante na obtenção de energia. Aproveite sua leitura!

O que é energia limpa?

A energia limpa é qualquer energia que seja renovável, gerada sem emitir poluentes com o mínimo impacto ao meio ambiente.

Hoje o conceito de energia limpa vem ganhando visibilidade, especialmente pela necessidade da redução do efeito estufa e do aquecimento global.

A utilização de combustíveis fósseis ainda é utilizada no momento, incluindo no Brasil. Nesses casos são utilizados petróleo, diesel, gás natural, xisto e carvão mineral.

Além da poluição provocada pela geração de energia por esse processo, ainda há o desmatamento para a obtenção de alguns combustíveis.

 

O que são fontes de energia limpa?

As fontes de energia limpa são aquelas que não impactam o meio ambiente em seu processo de produção nem emitem poluentes na atmosfera.

Vale lembrar também que as fontes de energia limpa são renováveis, não esgotando na natureza.

As principais fontes de energia limpa são a hidráulica, eólica, solar, maremotriz, geotérmica e a emergia biomassa, que substitui o petróleo por matéria orgânica.

Energia hidráulica

A energia hidráulica, que corresponde às hidrelétricas, é a principal fonte de energia da matriz energética brasileira.

Esse tipo de energia é gerada a partir da força da queda das águas em barragens de rios, que move as turbinas para geração de energia elétrica.

Energia eólica

A energia eólica utiliza a força do vento para gerar energia elétrica através de aerogeradores. Esses equipamentos são de conversão simples, rápida e não poluem a atmosfera.

É uma ótima opção para locais onde há grande incidência de ventos e não fornecimento de energia elétrica por meio convencional.

Energia solar

Esse tipo de energia é gerada através da captura da radiação solar por painéis solares. Essa radiação é convertida por um inversor em energia elétrica.

A energia solar é uma opção interessante, considerando que a luz do sol é inesgotável, mesmo em dias chuvosos e o Brasil é bastante favorecido pela iluminação solar.

Energia por biomassa

A biomassa é um combustível originado por matéria orgânica, geralmente restos de agricultura como bagaço de cana-de-açúcar, madeira, cascas de cereais e óleos vegetais.

A queima dessa matéria gera o biogás, que é utilizado para movimentar as turbinas responsáveis pela geração de energia elétrica.

Energia maremotriz

A energia maremotriz é obtida pelas marés ou correntes oceânicas, utilizando uma central próxima a esses locais.

Sua utilização é destinada ao abastecimento de energia em cidades litorâneas, já que as marés apresentam ciclos irregulares.

Energia geotérmica

A energia geotérmica é uma das fontes de energia limpa, proveniente do vapor coletado pelo aquecimento do magma da crosta terrestre.

O vapor obtido é aplicado em turbinas que convertem energia mecânica em energia elétrica.

 

Qual a importância da energia limpa?

A energia limpa é o resultado das fontes renováveis, que causam o mínimo de impactos ambientais e não emitem o dióxido de carbono (CO₂), que é um dos principais componentes do efeito estufa.

Com o objetivo de reduzir drasticamente a emissão de carbono, a energia limpa se torna essencial para garantir a preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

Outro fator importante sobre a energia limpa é ser grande aliada no aumento da qualidade de vida da população, tanto pela preservação do meio ambiente quanto pela redução de poluentes e resíduos prejudiciais à saúde.

A energia solar se destaca como sendo a fonte de energia mais limpa do planeta. Hoje ela corresponde a 4,9% da matriz energética mundial.

 

O uso de energia solar tem crescido bastante nos últimos anos, até mesmo por maior acessibilidade financeira à tecnologia fotovoltaica e ações como o Marco da Energia Solar no Brasil que favorece os usuários e produtores de energia limpa.

A matriz energética global apresenta 33,7% de energia limpa em sua composição, no entanto, esse número ainda é pequeno comparada à urgência de medidas para diminuir os impactos ambientais.

A geração de energia limpa garante não só maior preservação da natureza com diminuição de poluentes de descarbonização como também garante maior autonomia ao país no que tange o setor de energia.

Vale lembrar que a produção de energia limpa também é grande geradora de empregos, desde nas usinas como na instalação de sistemas de geração.

Considerando os benefícios proporcionados pela energia limpa, é possível entender porque é tão necessário a criação de medidas e políticas que intensifiquem sua geração e a torne um destaque na matriz energética mundial.

O que achou deste artigo? Comente, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.

 

Até a próxima!