O consumo de energia vem sendo um dos grandes desafios do país, dessa forma economizar energia elétrica hoje é um dever social.

Além dos desafios referentes à sustentabilidade, a crise hídrica contribuiu para o aumento da conta de luz.

Logo, buscar alternativas para economizar na energia elétrica é o ideal para manter o equilíbrio do orçamento e ainda contribuir para o meio ambiente.

No artigo de hoje deixaremos 7 dicas simples para que você possa economizar no consumo de energia elétrica.

Aproveite sua leitura!

 

O consumo consciente de energia elétrica

 

Para falarmos sobre a economia de energia elétrica, é necessário entendermos o conceito de consumo consciente. Essa deveria ser uma prática de toda a população, incentivada também pelos governos.

Utilizar a energia elétrica de maneira consciente é fundamental para o desenvolvimento sustentável, diminuindo os impactos ambientais.

Além disso, o consumo consciente de energia elétrica favorece o orçamento da residência ou empresa, já que o custo com a conta de luz é menor.

Atualmente, temos diversas opções para geração de energia alternativa. Dois exemplos são os projetos de energia solar a partir de placas fotovoltaicas e os sistemas de aquecimento de água.

No entanto, essas alternativas podem não ser acessíveis para a maior parte da população, o que resulta na dependência da energia elétrica que é gerada pelas hidrelétricas.

Apesar disso, é possível tomar medidas simples para tornar o consumo de energia elétrica consciente e garantir economia e sustentabilidade.

Continue sua leitura e veja 7 dicas para manter o consumo consciente de energia elétrica e economizar na utilização desse recurso.

 

7 dicas para economizar na conta de energia elétrica

 

Como vimos anteriormente, o consumo consciente de energia elétrica é uma prática que deve ser adotada por toda a população.

Utilizar esse recurso de maneira inteligente favorece não só o orçamento como o bem-estar comum.

Em tempos de crises, seja econômica ou energética, práticas de redução de custos no consumo de energia elétrica garantem equilíbrio financeiro e a disponibilidade do recurso para mais pessoas.

A partir de agora, você verá 7 dicas imperdíveis para economizar no consumo de energia elétrica e fazer sua parte para o meio ambiente. Confira!

 

1.      Uso moderado do chuveiro

O chuveiro é um dos grandes vilões que contribuem para o gasto excessivo de energia elétrica.

Para tanto, seu uso deve ser consciente, com a redução do tempo de banhos para menos de 10 minutos.

O mercado possui modelos de chuveiros que demandam um menor consumo de energia em relação aos modelos mais antigos.

Em alguns casos, os sistemas de aquecimento da água a gás ou por energia solar também podem ser interessantes para manter o chuveiro.

Vale lembrar que banhos demorados incidem não só no desperdício de energia elétrica, mas também da água, que é um dos recursos que devemos preservar.

 

2.      Atenção a geladeira

A geladeira também é um dos pontos de atenção para quem deseja reduzir o consumo de energia elétrica.

O controle de temperatura é importante para manter a conservação dos alimentos sem exigir muito do equipamento.

O ideal é manter o termostato sempre no médio para evitar desperdício de energia, especialmente em dias mais frios.

O armazenamento de itens na geladeira deve permitir a circulação de ar, evitando que o aparelho consuma mais energia elétrica.

Manter a geladeira em bom estado de vedação também é fator importante para evitar o desperdício de energia elétrica.

O mercado oferece equipamentos com consumo de energia menor do que os mais antigos. Além dessa opção, é importante utilizar a geladeira da maneira adequada para que ela não sobrecarregue seu consumo.

 

3.      Utilização de lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED são uma ótima opção para quem quer economizar na conta de luz.

Além de consumirem menos energia elétrica do que as lâmpadas incandescentes, elas não emitem gases tóxicos que contribuem para a poluição do ar.

Outra vantagem das lâmpadas de LED é que elas possuem uma durabilidade maior em relação às incandescentes, o que contribui para a redução de custos.

 

4.      Uso adequado de extensões

A ligação excessiva de equipamentos em uma só extensão pode acarretar superaquecimento do aparelho, aumentando o consumo de energia elétrica.

Além disso, conectar diversos equipamentos em uma só extensão pode causar curtos-circuitos que podem causar danos aos aparelhos ou acidentes.

O ideal é não sobrecarregar as extensões e remover equipamentos que só precisam de carga, como os celulares, por exemplo.

 

5.      Regulagem do ar-condicionado

O ar-condicionado também é outro equipamento que consome bastante energia elétrica.

Para tanto, é importante mantê-lo desligado quando não houver ninguém no ambiente e mantê-lo em funcionamento somente com portas e janelas fechadas.

Outro fator importante é garantir que o ar-condicionado passe por manutenções periódicas realizadas por profissional qualificado.

O bom estado do aparelho evita o consumo excessivo de energia elétrica.

 

6.      Manutenção da rede elétrica

Problemas na rede elétrica, especialmente na fiação, contribuem para o desperdício de energia.

Portanto, é preciso manter uma verificação periódica das condições da rede elétrica e nos fios, substituindo aqueles que estão em má situação.

É importante ressaltar que fios desencapados ou com defeito não só sobrecarregam o consumo de energia elétrica como podem provocar curtos-circuitos e choques.

 

7.      Mudança de hábitos

Além das dicas acima, é importante mudar os hábitos para que se tenha um consumo consciente de energia elétrica.

Pequenas ações já são suficientes para manter um consumo de energia elétrica menor e economizar na conta de luz:

  • Programar a lavagem de roupas e uso do ferro elétrico para uma só vez.
  • Não manter equipamentos ligados na tomada em modo standby.
  • Desligar lâmpadas após sair do ambiente.
  • Desligar equipamentos que não estão mais em funcionamento.
  • Evitar abrir a porta da geladeira por um longo período, dentre outros.

No caso de empresas, medidas como essa podem ser apresentadas a todos os colaboradores para a conscientização do consumo de energia elétrica.

Esperamos que essas dicas ajudem você, seja em casa ou no trabalho, a economizar energia elétrica e manter um consumo consciente.

 

Aquakent possui soluções que contribuem para o consumo consciente de energia elétrica

A Aquakent é uma empresa com ampla experiência no mercado em tecnologia solar, especialmente aquecedores solares e a gás.

Somos uma empresa 100% brasileira, estamos sempre trabalhando com o foco de levar aos nossos clientes soluções inteligentes para reduzir o consumo de energia elétrica.

Garantimos as melhores soluções para quem deseja um consumo consciente de energia elétrica.

 

O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!