A energia limpa é uma fonte de energia renovável que não causa poluição. Fontes como energia solar, eólica e geotérmica são algumas das fontes de energia limpa.
Apesar do Brasil ser um dos países com maior potencial para a geração de energia solar, ainda estamos longe de aproveitar todo esse potencial.
Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, o Brasil ocupa a 9ª posição no ranking das 10 maiores potências mundiais em energia limpa.
O artigo a seguir apresentará as 10 maiores potências mundiais em energia limpa, mostrando os países que mais investem nesse tipo de energia. Aproveite sua leitura!
A importância da energia limpa para um país
A energia limpa é um recurso essencial para os países manterem-se competitivos no bolo econômico global e para as pessoas usufruírem de serviços essenciais.
A competitividade no mercado global está diretamente atrelada à energia limpa, especialmente com as constantes mudanças climáticas que vêm trazendo preocupações.
Países que investem em energia limpa garantem melhores relações internacionais, especialmente em novos negócios, além de contribuir para o meio ambiente.
O uso consciente de recursos naturais, principalmente aqueles renováveis, garantem um bom posicionamento no país em relação à preservação do planeta.
É por isso que conhecer as nações que estão à frente no uso de energia limpa é fundamental, já que elas servem de exemplo para o mundo inteiro.
Veremos sobre esses países a partir do próximo tópico.
Quais são as 10 principais potências mundiais em energia limpa?
A produção de energia limpa vai de encontro com as medidas para diminuir a poluição ambiental e os impactos das mudanças climáticas.
Logo, já existem países que são verdadeiras potências na produção de energia limpa. Conheceremos os 10 maiores a seguir.
1º lugar: China
Com uma capacidade de fontes renováveis de, aproximadamente, 133 GW, a China lidera o ranking das 10 maiores potências mundiais em energia limpa.
O país investe grandemente na instalação de fontes renováveis, mesmo sendo um dos principais poluentes.
Uma das principais fontes de energia limpa da China é eólica, que já somam cerca de 64 GW de capacidade.
2º lugar: Estados Unidos
Os Estados Unidos ocupam a segunda posição com 93 GW de energia limpa. É um país que também investe grandemente em energia limpa, especialmente eólica.
Além da energia eólica, o país também investe em pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, geração de energia por resíduos e energia geotérmica.
3º lugar: Alemanha
Em terceiro lugar encontra-se a Alemanha, com 61 GW de energia limpa. Boa parte da geração de energia renovável é proveniente da energia solar, o que torna o país um líder nesse tipo de energia.
A Alemanha também investe em energia eólica e consome mais energia a partir de suas fontes renováveis do que energia nuclear, carvão e gás natural, que também compõem sua matriz energética.
4º lugar: Espanha
A Espanha possui uma capacidade de energia renovável de 32GW, onde a maior parte do orçamento é direcionado para investimento em energia solar.
Apesar de investir em energia solar, esse tipo de energia ocupa o segundo lugar em sua matriz energética. A principal é a energia eólica.
O país também investe em pequenas centrais hidrelétricas, biomassa e resíduos.
5º lugar: Itália
A Itália tem investido bastante em energia limpa, o que a faz ser a quinta colocada entre as 10 potências mundiais.
O país conta com 28 GW de energia limpa, sendo a maior parte proveniente de fontes solares, seguidas das eólicas.
6º lugar: Japão
O Japão ocupa o sexto lugar com 25 GW de energia limpa. Especialmente após o acidente com a usina nuclear de Fukushima, o país tem buscado novas fontes mais seguras.
A maior parte do investimento é direcionado para energia solar, seguida da energia eólica.
7º lugar: Índia
A Índia apresenta cerca de 22 GW de energia limpa, sendo um país de grande crescimento nesse setor.
A matriz energética da Índia é composta em sua maior parte de energia eólica, seguindo da geração de energia solar.
8º lugar: França
Ocupando o oitavo lugar mundial em energia limpa, a França apresenta uma capacidade de 18 GW.
Boa parte do seu investimento em fontes renováveis são direcionados para a energia solar, seguida da energia eólica.
9º lugar: Brasil
O Brasil ocupa o nono lugar entre as 10 potências mundiais de energia limpa, com uma capacidade de 15 GW.
O país é um dos principais na produção de energia eólica e biomassa, se destacando também na produção de biodiesel.
10º lugar: Reino Unido
A décima posição entre as potências mundiais de energia limpa pertence ao Reino Unido, com 10,7 GW de capacidade.
Seus principais investimentos são em energia solar e eólica e o país pretende alcançar um suprimento de mais de 15% da sua demanda energética a partir de energia limpa.
Acabamos de conhecer as principais potências mundiais em energia limpa. No caso do Brasil, que se encontra em 9º lugar, o ideal é que haja mais investimentos nesse setor, especialmente pelas condições favoráveis do país.
Com investimentos e políticas adequadas, o Brasil possui grande potencial para liderar todo o ranking de energia limpa mundial.
Invista em sistemas de aquecimento com energia limpa com as soluções da Aquakent.
O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.
Até a próxima!