O aquecimento solar no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço. Por ser uma energia limpa, renovável e que contribui para a economia na conta de luz, a energia solar já alcançou a marca de 6 gigawatts produzidos.
O Brasil ocupa a posição de 4º lugar no mundo em produção e utilização do aquecimento solar. A tendência para os próximos anos é aumentar ainda mais.
No artigo de hoje você saberá mais sobre a expansão do aquecimento solar, benefícios e tendências para o uso desse recurso energético no país. Tenha uma excelente leitura!
O futuro do aquecimento solar
A Câmara de comercialização de Energia Elétrica (CCEE) informou que a primeira quinzena de outubro recebeu um crescimento de 46,6% referente a produção de energia solar.
Desde 2020, talvez pelo cenário da pandemia, a geração de energia fotovoltaica tem um crescimento de 230% ao ano.
A crise hídrica, que levou ao uso de bandeiras tarifárias que oneraram as contas de luz, foi o motivo principal para a procura de métodos alternativos de energia.
Já sabemos que em uma residência, por exemplo, o chuveiro elétrico é responsável por cerca de 40% do consumo total de energia.
Com o alto custo da energia elétrica, é normal os consumidores optarem por sistemas de aquecimento solar a fim de obter energia para esse equipamento.
Apesar do investimento inicial em sistemas fotovoltaicos e aquecimento solar, a economia que eles proporcionam em relação ao custo da energia providas por hidrelétricas já permite o retorno da instalação a médio e longo prazo.
Com as preocupações referentes ao impacto ambiental e as mudanças climáticas, o uso de energia e aquecimento solar representam soluções inteligentes, já que são geradas por uma fonte de energia renovavel.
Isso também contribui para a diminuição da emissão de gases poluentes, desmatamentos, dentre outros impactos que também contribuem para a degradação das hidrelétricas, deixando a energia mais cara.
A tendência para a energia fotovoltaica e os sistemas de aquecimento solar é entrar em um padrão de crescimento cada vez mais elevado.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em março de 2022, o Brasil alcançou a capacidade de energia solar de 14 gigawatts, correspondentes à mesma potência da usina de Itaipu.
Isso demonstra o crescimento do uso do aquecimento solar no país. Outro fator que reforça ainda mais essa tendência é o compromisso do Brasil no Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 que é alcançar até 2030 a marca de 25 gigawatts de energia solar, que vai compor aproximadamente 4,6% da matriz energética do país.
O que favorece o uso do aquecimento solar?
Como vimos, o motivo principal do uso de sistemas de aquecimento solar é o aumento da conta de luz.
Esse motivo certamente levou residências e empresas a optarem por uma energia mais barata, para equilibrar o orçamento e reduzir os custos de produção.
No entanto, além da chamada inflação energética, outros fatores também contribuíram para o uso de energia e aquecimento solar, como veremos a seguir.
Redução dos custos com tecnologia
Um dos impulsionadores da energia solar no Brasil foi a redução nos preços de equipamentos utilizados para os sistemas fotovoltaicos.
Se comparados há 5 anos atrás, os valores dessas tecnologias estão mais acessíveis, o que incentiva o investimento em energia e aquecimento solar.
Considerando que o Brasil é um país com alto índice de radiação solar e os custos menores para investir em energia fotovoltaica, a tendência é que o mercado se expanda para diversos perfis de consumidores.
Linhas de financiamento
Hoje já é possível contar com linhas de financiamento exclusivas para sistemas de energia e aquecimento solar.
Juntamente com a queda de preço da tecnologia fotovoltaica, esse crédito facilita a aquisição da estrutura.
Algumas instituições financeiras de renome já oferecem linhas de crédito que contemplam a aquisição dos equipamentos e instalação, com prazos de pagamento em até 120 meses.
Clima favorável
O Brasil é um país com posição geográfica favorável para a irradiação. Assim, o clima é bastante apropriado para facilitar a captação dos raios do sol que serão transformados em energia.
A região nordeste, por exemplo, apresenta uma incidência de radiação solar que chega de 4,5 a 6 kWh. Essa quantidade consegue compensar a radiação da região sul, que em termos de incidência solar pode ser comparada a países da Europa.
Custo baixo de manutenção
A manutenção dos sistemas de energia e aquecimento solar requerem, no mínimo, uma manutenção anual, que apresenta um baixo custo.
Geralmente a manutenção é realizada para limpeza dos painéis fotovoltaicos, cuja sujeira pode comprometer a captação de luz solar.
Além de baixo custo de manutenção, os sistemas de energia e aquecimento solar possuem vida útil duradoura, com cerca de 25 anos.
Incentivos fiscais
Alguns incentivos fiscais são oferecidos para aqueles que são responsáveis pela geração da própria energia solar.
Muitos estados isentam a cobrança do ICMS, enquanto o PIS/Cofins tem suas alíquotas zeradas para os produtores de energia solar.
Essa medida foi determinada pela Lei de Isenção n.º 13.169.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma das principais motivações para a geração de energia e aquecimento solar.
Por ser proveniente de uma fonte limpa e renovável, esse tipo de energia incentiva a adesão de pessoas e empresas a utilizarem energias sustentáveis.
É importante ressaltar que o processo de produção de energia e aquecimento solar não emite gases, como o gás carbônico, que aumenta o efeito estufa.
Os sistemas de energia e aquecimento solar tendem a aumentar cada vez mais, especialmente pela questão da redução de custos e sustentabilidade.
Uma das grandes vantagens desse setor é a geração de empregos e movimentação da economia, já que a necessidade desses recursos fomenta setores para fabricação de painéis fotovoltaicos e instalação, sem contar o mercado livre de energia.
Assim, é fácil concluir que a energia e o aquecimento vem sendo uma tendência para o futuro, o Brasil só terá a ganhar em termos de sustentabilidade e produtividade.
Adquira aquecimento solar com a Aquakent
A Aquakent é uma empresa especializada em sistemas de aquecimento solar e a gás, garantindo soluções de alta performance.
A empresa é 100% brasileira e desenvolve soluções focadas na economia e sustentabilidade.
O que achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.
Até a próxima!