Tudo que você precisa saber sobre como é formado o gás natural.
O gás natural é uma das principais fontes de energia do mundo.
É usado para aquecimento, cozinha e produção de eletricidade, dentre outras aplicações que demandam o uso de combustível.
No artigo de hoje você saberá como o gás natural é formado e as principais características desse importante combustível fóssil. Boa leitura!
O que é o gás natural?
O gás natural é um combustível fóssil formado por uma mistura de hidrocarbonetos, que são obtidos pela decomposição de matéria orgânica em condições específicas.
É um combustível gasoso, como o nome sugere, e não sofre alterações quando é exposto à temperatura e pressão da superfície.
O gás natural é altamente volátil, com poder calorífico entre 8.000 e 10.000 kcal/m³. É inflamável, não possui cheiro, o que exige a adição de oxidantes para facilitar a identificação de vazamentos.
O Brasil é um grande produtor de gás natural, com um volume de extração considerável, chegando a 134 milhões de m³ por dia em 2021.
Atualmente, o gás natural representa 12% da matriz energética brasileira, sendo 8,3% destinados para a geração de eletricidade.
A maior área de produção de gás natural do país é o campo de Tupi, localizado na Bacia de Santos, região do estado do Rio de Janeiro.
Além dessa fonte, o Brasil também mantém outros locais de produção do gás natural, como São Paulo, Espírito Santo, Amazonas, Maranhão e Bahia.
Como o gás natural é obtido?
A obtenção do gás natural é realizada a partir de perfurações de estruturas rochosas sedimentares, processo semelhante à extração do petróleo.
Esse método de extração do gás armazenado na crosta terrestre pode ser aplicado tanto na terra como no mar.
Uma vez extraído, o gás natural é enviado para as unidades de processamento, onde passa por separação das impurezas para estar apto à distribuição.
O gás natural é transportado para os pontos de uso através dos gasodutos.
A produção do gás natural
Após a extração, o gás natural é transportado para as refinarias, onde será tratado antes de ser distribuído ao consumidor final.
A produção do gás natural até que ele seja disponibilizado para utilização, é dividida em seis etapas:
-
Estágio de exploração:
São realizadas pesquisas demográficas para investigar a possível presença de gás natural em um ambiente.
-
Estágio de explotação:
É realizada a instalação de uma estrutura capaz de remover o gás natural através de poços.
-
Estágio de processamento e produção:
Essa etapa é destinada à eliminação de diversos elementos presentes no gás natural que podem causar sua contaminação, incluindo restos de petróleo.
-
Estágio de beneficiamento:
Nessa etapa são removidas frações pesadas do gás natural. Geralmente é realizada em petroquímicas, onde o gás é dividido em original e subproduto.
-
Estágio de armazenamento:
É o processo de estocagem do gás natural que será utilizado posteriormente.
-
Estágio de distribuição:
Essa é a última parte do processo produção do gás natural, onde o produto é distribuído para indústrias, comércios, residências, dentre outros.
Quais as vantagens do gás natural?
O gás natural é uma fonte de energia que apresenta muitas vantagens como:
-
Emissão de gases poluentes:
O gás natural possui um nível menor de emissão de gases poluentes na atmosfera em relação a outros derivados do petróleo.
Além disso, não gera outros tipos de resíduos, sendo uma fonte de energia mais limpa quando comparada a outros combustíveis fósseis.
-
Alta produtividade e menor custo:
Além de ter um custo menor de produção, o gás natural é uma fonte de energia versátil, representando um ótimo custo benefício ao consumidor final.
-
Segurança:
O gás natural é altamente volátil e dispensa o armazenamento em estoques, podendo ser dissipado no ar com maior rapidez.
-
Fácil transporte:
O gás natural pode ser distribuído para indústrias, residências, comércios e outros estabelecimentos com maior rapidez e eficiência através dos gasodutos.
Apesar das vantagens do gás natural e emitir menos poluentes, o gás natural é proveniente de uma fonte não renovável. Portanto, utiliza recursos de produção que podem se esgotar.
Outra desvantagem do gás natural é ser um combustível de alta inflamabilidade e que pode ser tóxico em algumas aplicações pela produção de monóxido de carbono.
Por ser inodoro, pode ser prejudicial à saúde humana, já que seu cheiro é imperceptível. Daí a adição de odores para que seja seguro no uso doméstico e veicular.
Durante a extração, pode representar perigos aos envolvidos, justamente não ter cheiro que indique a presença de vazamentos, aumentando os riscos de acidentes.
O gás natural é um combustível de alta usabilidade e se utilizado de modo seguro, é uma fonte de energia bastante eficiente.
Em aplicações domésticas, o gás natural pode ser utilizado também para manter os aquecedores a gás, que são soluções para quem busca economia de energia elétrica, especialmente com os chuveiros.
Agora que você sabe como o gás natural é formado, veja as soluções da Aquakent que utilizam esse combustível.
Conheça as soluções da Aquakent que funcionam com gás natural
A Aquakent é uma empresa especialista em sistemas de aquecimento de água que funciona totalmente com gás natural.
A empresa é 100% brasileira e trabalha com soluções sustentáveis que atendem residências, empresas e indústrias.
Fale com a Aquakent e escolha aquecedores com funcionamento a gás natural.
Esse artigo foi interessante? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.
Até a próxima!