Com certeza você já ouviu falar em painel solar e sua implementação para geração de energia solar. Mas sabe exatamente como ele é fabricado e como funciona?
Com a procura por novas fontes de energia, atualmente a solar é uma das principais, não só pela variedade de sistemas fotovoltaicos, mas também por ser um recurso limpo e renovável.
Continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre o funcionamento do painel solar e como é seu processo de fabricação. Desejamos a você uma excelente leitura!
O que é um painel solar?
O painel solar, também conhecido como painel fotovoltaico, é um equipamento que converte a luz solar em energia elétrica.
Sua composição apresenta células fotovoltaicas que possuem propriedades sensíveis para a absorção da energia solar e assim transformá-la em energia elétrica em duas camadas distintas.
Atualmente no Brasil, a fabricação e a tecnologia aplicada para o painel possuem um custo alto, o que pode diminuir o acesso ao sistema. Daí a importância de incentivos governamentais para tornar a tecnologia mais acessível.
Apesar dessa dificuldade, o painel solar é uma ótima alternativa para manter a geração de energia sustentável, inclusive já é bastante aplicada em países mais desenvolvidos.
Como é a fabricação de um painel solar?
O painel solar é uma unidade que compõe e sistema fotovoltaico, que garante a conversão da luz do sol em energia elétrica.
Vale lembrar que um único painel solar não é suficiente para gerar grandes cargas de energia. Por isso, ele é dividido em células que integram o sistema fotovoltaico.
Um painel fotovoltaico é composto pelos seguintes elementos:
Células fotovoltaicas
São elementos fundamentais do sistema, já que elas geram energia. Elas são fabricadas em uma camada de cristal de silício ultrapuro, o que equivale a boa parte do custo do sistema.
Essas camadas são muito finas, possuindo espessura aproximada de 185 mícrons, o que requer um manuseio bastante preciso.
Filme encapsulante
O filme encapsulante garante que o painel solar seja resistente às variações climáticas e condições adversas.
Dessa forma, a estrutura do módulo é envolvida no filme encapsulante fabricado em etileno acetato de vinilo (EVA).
O EVA é um material flexível, translúcido e que não reflete a luz solar, assegurando também o isolamento térmico entre as células fotovoltaicas.
Vidro
Para a fabricação do painel solar, é utilizado um tipo de vidro especial ultrapuro e com baixo teor de ferro.
Sua composição é desenvolvida para garantir menor reflexão da luz e permitir que a maior parte passe através dele.
É importante ressaltar que quanto mais resistente é o vidro, mais resistente será o painel solar contra situações climáticas adversas.
Backsheet
O backsheet, que é a parte de trás do painel solar, tem a função de garantir isolamento térmico e a proteção das células fotovoltaicas.
Geralmente o backsheet é fabricado em material plástico na cor branca.
Caixa de junção
A caixa de junção é localizada na parte de trás do painel solar e é responsável pelas conexões elétricas das células fotovoltaicas que vão para o exterior.
Sua estrutura já é montada com cabos e conectores para realizar a interligação entre os painéis solares.
Moldura de alumínio
A moldura de alumínio garante praticidade e segurança na montagem do painel solar, evitando que ele seja danificado. Sua função é gerar robustez, resistência e preservação das células fotovoltaicas.
Como funciona um painel solar?
Quando a luz solar, ou fótons, incide sobre as células fotovoltaicas, os elétrons que circulam os átomos são absorvidos pelo cristal de silício, iniciando a geração de energia elétrica.
Podemos caracterizar como efeito fotovoltaico o uso do painel solar para absorver os elétrons para gerar energia.
Geralmente, a produção de energia solar inicia pela manhã, assim que o sol começa a radiação. Aproximadamente ao meio-dia, a radiação do sol é mais intensa, o que aumenta a produção de energia solar.
Ao longo do dia, ocorrem picos de radiação para garantir a geração de energia elétrica capaz de atender toda uma residência ou empresa.
Estima-se que os fótons emitidos pelo sol levam em média 8 minutos e 20 segundos para chegarem até o painel solar.
Vale lembrar que quanto maior a incidência de fótons nos painéis solares, mais energia será gerada. Portanto, é necessário dimensionar o sistema fotovoltaico de acordo com o tamanho do imóvel.
À noite não há produção de energia elétrica, mas é possível utilizar toda a eletricidade que foi gerada ao longo do dia.
Aquakent é especializada em sistemas de geração de energia solar
A Aquakent é uma empresa com ampla experiência em aquecedores e agora traz em sua linha de produtos, o sistema fotovoltaico.
Somos uma empresa 100% brasileira, buscamos sempre fornecer aos nossos clientes alternativas inteligentes para melhor aproveitamento da energia solar.
Este artigo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.
Até a próxima!